top of page

Blog 

Como são feitos os reembolsos do plano de saúde para tratamentos psicológicos

Após divulgação da Agência Nacional de Saúde de que os planos de saúde deveriam cobrir novos procedimentos a partir do mês de Junho de 2010 a procura por clínicas e consultórios de Psicologia que atendem por planos de saúde aumentou bastante.

Porém muitos clientes possuem dificuldade de encontrar profissionais de psicologia que atendam pelo seu plano de saúde. Por isso é importante que os clientes saibam que existe a opção do reembolso para consultas pagas, realizadas por um profissional de sua escolha.

Antes eram pagas apenas 12 sessões de psicoterapia por ano,e agora os convênios podem pagar até 40 sessões por ano para seus clientes, com algumas ressalvas:

1) Para ter direito a 40 sessões anuais o paciente deve ter diagnóstico de esquizofrenia, transtornos delirantes, transtornos da infância e adolescência, por exemplo.

2) As sessões de cobertura obrigatória de 24 sessões por ano são previstas para diagnósticos de transtornos do humor, síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e fatores físicos entre outros.

Por isso o sistema de reembolso varia entre 12 a 40 sessões de acordo com o diagnóstico estabelecido necessariamente por um médico.

Para conseguir o reembolso verifique diretamente com a Central de Atendimento de seu convênio!

A seguradora deve reembolsá-lo de acordo com o plano escolhido e se esta opção estiver em seu contrato. A maioria dos planos de saúde oferece o ressarcimento total ou parcial do valor das consultas mediante a apresentação do recibo ou relatório que será emitido pelo Consultório de Psicologia. A operadora também deve informar de modo claro qual é o valor a ser reembolsado. Em alguns casos pagam um percentual do valor total do serviço prestado.

bottom of page