top of page

Blog 

Estou grávida! E agora?

Ao longo dos nove meses de gestação, a mulher passa por um turbilhão de mudanças psíquicas, físicas e, principalmente, hormonais. O crescimento do bebê no interior da mãe gera uma alteração evidente na silhueta da gestante.

As modificações para abrigar o feto são inevitáveis no preparo do corpo da mãe. À medida que o bebê cresce na barriga ocorrem mudanças corporais e psíquicas influenciando as emoções e sentimentos da gestante. Ela fica, então, em um redemoinho emotivo, mais suscetível ao bombardeio de teorias dos mais supersticiosos, que tentam dar dicas e orientar a futura mamãe com diversas teses, costumes, e teorias com nenhuma ou quase nenhuma base científica. O que é mito e o que é verdade?

Se a barriga estiver pontuda, é menina; arredondada, menino.

Mito. Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Guilherme Fernandes, da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo), não existe nenhuma influência do sexo do bebê no formato da barriga. O que define sua forma é a anatomia e genética da gestante, sem qualquer influência do sexo do feto.

Mulher grávida não pode fazer sexo.

Depende. Se a gestante apresentar sangramento vaginal ou outra particularidade diagnosticada por seu médico, ela está proibida de fazer sexo durante a gravidez. Nesses casos, a prática pode estimular mais sangramento e contração do útero, provocando parto prematuro. Caso contrário, o sexo está liberado, principalmente, pois a libido aumenta durante a gestação devido à explosão hormonal.

O feto consegue sentir quando há relação sexual entre o casal.

Mito. O feto esta dentro do útero da mãe e não no canal vaginal, onde é feita a penetração. Dr. Fernandes esclarece que não há probabilidade de o pênis atravessar o colo do útero e entrar no útero da mãe. Além disso, existem membranas da placenta que servem para proteger o feto de contrações mecânicas, como as que ocorrem durante o sexo.

Se a grávida tem muita azia, é porque o bebê será cabeludo.

Mito. O que vai definir se o bebê vai ser ou não cabeludo é a genética, e não, a azia. Os enjôos aparecem porque o útero pressiona o estômago, causando um refluxo do ácido estomacal e, também, por causa das altas taxas de progesterona, que em grande quantidade acabam causando azias.

Se a mulher teve o primeiro filho por parto cesariano, não poderá ter o próximo filho por parto normal.

Depende. Para o Dr. Guilherme Fernandes, essa afirmação está metade correta e metade incorreta. Muitas mulheres não fazem o primeiro parto normal porque não tem a dilatação necessária para isso. Após uma cesariana, o útero se recupera, mas fica com uma cicatriz que pode romper com as contrações do trabalho de parto normal. Outro fator decisivo na escolha pela cesariana em um segundo parto é que a maioria das mulheres está optando por engravidar mais tarde e quanto maior a idade, menor a intensidade e o número de contrações.

A mulher grávida deve comer por dois.

Mito. Se a grávida comer por dois pode acabar engordando demasiadamente. Dr. Fernandes lembra que gestante gorda aumenta o risco de parto prematuro, óbito da criança, dificuldade no trabalho de parto, diabetes na gravidez, hipertensão e distúrbio na tireóide, além de contribuir para o aumento de peso do feto, que pode nascer obeso. Ao longo do dia, devem ser feita de seis a sete refeições balanceadas e bem distribuídas. É importante que a gestante consuma proteína e carboidrato, pois essas são as principais fontes da energia que passa da mãe para o bebê. Mas sem exageros!

Se os desejos alimentares da grávida não forem realizados a criança poder nascer com algum sinal.

Mito. Isso não passa de uma superstição e pode representar uma necessidade emocional da gestante. As vontades repentinas realmente existem e, segundo estudos ainda em andamento, podem ser reflexos das carências nutritivas do bebê, transmitidos via placenta até o cérebro da mãe. O reflexo então seria processado na forma de algum alimento.

Tomar cerveja preta melhora a produção de leite.

Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o alimento consumido e o aumento da produção do leite. O que pode acontecer é o sabor do leite sofrer alteração de acordo com a alimentação da mãe.

Grávidas sentem mais calor.

Verdade. Devido à aceleração do metabolismo por conta da gestação, as grávidas tendem a suar mais e a sentir mais calor.

A gestante não deve praticar exercícios físicos.

Mito. Primeiro, a grávida deve passar por uma avaliação médica completa e, se estiver livre de fatores de risco, ela pode fazer atividade física com moderação. Na gravidez são indicados esportes com baixo impacto, como caminhadas, ioga, natação e hidroginástica.

A gestação é um período de mudanças físicas e psíquicas na futura mamãe, que também acarreta alterações no dia a dia de um casal. O bebê que irá nascer traz inseguranças e incertezas a estes que agora serão papais, e é quando avós, amigos, compadres e sogras vêm em nosso auxílio com teorias e superstições. É o cuidado deles com este casal que agora se tornarão cuidadores. Porém é imprescindível que dúvidas como estas sejam esclarecidas com seus médicos e que por toda a gestação tenha tal acompanhamento.

bottom of page