top of page

Blog 

O silêncio pode dizer muito

E quando é o silêncio aquele que predomina na vida de um casal? Quando já não há mais troca de olhares, de palavras, de carinhos. Qual será seu significado?

Ontem observava um casal almoçando. Um sentado em frente ao outro; composição propícia ao encontro dos olhares. Ele virava-se para a direita. Ela para a esquerda. Quebravam a conexão entre eles, obrigando-se a estar em direções opostas. Não partilhavam de um momento, de uma intimidade. Havia apenas o silêncio.

Silêncio entre casais

"O silêncio só é mudo da boca para fora"

Pedro Antônio Gabriel, publicitário criador de "Eu me Chamo Antônio", escreveu em um de seus guardanapos: o silêncio só é mudo da boca para fora. E isso é, por vezes, bastante correto.

Temos a impressão de que quando nos calamos, é porque não há nada a ser dito. Morre enganado o leitor que acreditar apenas nesta máxima. Nos silenciamos também para aquilo que é o mais difícil de ser falado. Quando nos falta coragem, quando é pesado demais, quando as palavras não são o suficiente. Nos silenciamos para aquela emoção que nos transborda, e que é tão repleta de significados que são de difícil tradução.

O silêncio é o vazio de som, mas pode ser completo de "barulho" interno. Nota-se então a importância de escutarmos essa ausência, este hiato, tão presente na vida de muitos casais.

Psicanálise entra em ação

A psicanálise surge como uma talking cure, ou cura pela palavra. A ideia de que através da fala, conseguiríamos transbordar aquilo que nos sufoca, que faz sofrer, que angustia. E a partir daí, elaborar, junto com o terapeuta, aquilo que nos ouvimos dizer.

Porém o silêncio não é menos importante nesta relação. Períodos em que não há o que ser dito, ou que estamos cansados demais para isso, são importantes para uma boa análise tanto quanto o falar desenfreado. Deve-se dar voz ao silêncio.

O significado do silêncio

E voltando para aquele casal, e pensando em tantos outros que possam estar lendo este texto, muitas vezes o silêncio de palavras, olhares e carinho pode representar uma pausa, um vão que convoca o outro. O calar-se não é somente a falta de interesse que um possa ter no outro, mas justamente o contrário! O desejo de que o outro o resgate, procure por ele, o conquiste. Assim um silêncio não vazio, mas pleno de vontade e desejo.

O silêncio, portanto, vai muito além da ausência ou inibição. Ele pode ocorrer não como um obstáculo a uma relação a dois, mas como indicativo de que ali há muito a ser dito, pensado e elaborado.

E se este casal corajoso topar ouvir este silêncio que amedronta, ganhará para si a capacidade de superação das adversidades e de assunção de uma nova configuração psíquica para este par.

bottom of page